top of page

19 de Outubro - Dia do profissional da Tecnologia da Informação - IMPORTÂNCIA DA TI NA ÁREA DA SAÚDE

Atualizado: 18 de out. de 2020

IMPORTÂNCIA DA TI NA ÁREA DA SAÚDE

A tecnologia da informação é muito importante no ambiente de serviços da saúde.

Ela que provê dados sobre os serviços clínicos e gerenciais e serve como norteadora para a tomada de decisão dos gestores.


A metodologia informatizada diminui as operações manuais, reduz o espaço para armazenamento de arquivos médicos e otimiza as atividades hospitalares que antes eram morosas e inseguras.


Existem alguns itens da tecnologia da informação que são essenciais para a gestão hospitalar:


1) SEGURANÇA DOS DADOS

A segurança dos dados é uma das maiores preocupações de um software visto que qualquer modificação não autorizada pode incorrer em problemas internos e jurídicos ao se tratar do prontuário do paciente.

Por isso, é essencial treinar periodicamente os funcionários para evitar problemas preveníveis, manter as máquinas em perfeito funcionamento e fazer o backup das informações.


2) ATENDIMENTO E ASSISTÊNCIA SEGURA

Documentos informatizados permitem um atendimento clínico diferenciado aos pacientes. Isso porque os profissionais terão o prontuário eletrônico como grande facilitador para garantir a conduta ao paciente.

O prontuário eletrônico compila toda a história clínica e medicamentosa do paciente e insere as condutas terapêuticas da equipe multidisciplinar, além de diminuir drasticamente a chance de erros das transcrições manuais.


O sistema de gestão da informação proporciona resultados como aumento da eficiência operacional e assistencial, aprimoramento de processos, segurança do paciente, redução de custos e retorno financeiro.


Convergência é a palavra-chave para que a implantação de um sistema de TI atinja o denominado sucesso. Se todas as partes não estiverem igualmente envolvidas na entrega de serviços de qualidade, de nada adiantar realizar grandes investimentos ligados a TI. Até mesmo porque treinamentos, revisões e persistência serão necessários para que se atinja assertividade e perfeição na utilização de um sistema capaz de integrar e agilizar processos e decisões de urgência.


A confiabilidade, integridade e disponibilidade são os três pilares da Tecnologia da Informação e que, com certeza, disponibilizam de forma mais rápida e eficaz as informações que exigem cada vez mais legitimidade, legibilidade e tomada de conduta emergencial e que o cérebro humano não consegue lembrar tantas informações "de bate pronto" ou na agilidade necessária sem correr o risco de erros evitáveis.


A Tecnologia da Informação não se restringe somente a aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais, mas também incluem tecnologias alternativas na medicina que têm o intuito de melhorar a vida das pessoas.


Conhecer os principais serviços tecnológicos da gestão hospitalar garante o controle dos processos, remanejamento de recursos financeiros e mudanças nas estratégias organizacionais, visando a sustentabilidade da instituição em saúde.








23 visualizações0 comentário
bottom of page