top of page

29 de Setembro - Dia Mundial do Coração

No Brasil, cerca de 300 mil casos de infarto agudo do miocárdio são registrados por ano.


Comemorada no dia 29 de setembro a data tem por objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o que motivou a criação da data.

Para combater as principais doenças que afetam o coração, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação balanceada, com baixa concentração de sódio e açúcar, além de acompanhamento médico e nutricional. Alguns fatores de risco são determinantes para a ocorrência das doenças, tais como diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide, colesterol alto e histórico familiar.

No Dia Mundial do Coração ainda são poucos os motivos para comemorar os avanços contra a principal causa de morte no País.


A obesidade tem ganhado destaque como vilã da saúde cardiovascular. A mais recente pesquisa sobre o tema, divulgada pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), mostrou pela primeira vez que o número de obesos no país já atingiu mais da metade da população (51%). Mulheres lideram a luta contra a balança. A obesidade nelas corresponde a 18,2%, enquanto neles o número é de 16,5%. O excesso de peso entre as crianças também preocupa: entre os pequenos, de 5 a 9 anos, 35% dos meninos e 32% das meninas estão acima do peso.


As doenças do coração vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil são 300 mil. No Dia Mundial do Coração, lembrado em 29 de setembro, pouco se pode comemorar pelos avanços no combate aos problemas cardiovasculares, que ostentam há tempos a primeira posição entre as doenças que mais matam no país. Ainda que especialistas salientem a importância do controle do colesterol, da hipertensão e da necessidade de manter atividades físicas regulares para afastar os riscos de infarto, a maior parte dos brasileiros negligencia esses aspectos da saúde.

Segundo a OMS, 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas.

Confira algumas dicas da Presidente da SOCERJ, Dra. Gláucia Maria Moraes de Oliveira, para manter a saúde do coração:

– Alimente-se bem: a gordura é um dos principais vilões do coração. Para manter uma alimentação saudável é preciso moderação. Nada é proibido, mas especialistas pedem cautela na hora de comer e indicam as preferências. “Prefira carnes brancas, leite desnatado e queijos com baixa caloria e pouca gordura. Capriche também nas verduras e legumes”.

– Faça exercícios físicos: o sedentarismo é um dos principais inimigos da saúde cardiovascular. “No mínimo 30 minutos de atividade física regular durante quatro ou cinco dias na semana já ajuda a reduzir significativamente o número de óbitos. Os exercícios do tipo aeróbicos, como caminhada, natação e corrida são sempre boas opções”.

– Abandone o cigarro: o tabagismo é um dos mais conhecidos fatores de risco das doenças cardiovasculares. O cigarro causa contração e obstrução dos vasos sanguíneos. O risco de um fumante sofrer um infarto é três vezes maior quando comparado a pessoas que nunca fumaram.

Informe-se: o conhecimento é um passo importante para a prevenção. Converse com o médico e aprenda mais sobre saúde cardiovascular. Esclarecer as dúvidas ajuda muito na hora de evitar os fatores de risco.


Referência



6 visualizações0 comentário
bottom of page