Algumas instituições de saúde não estão no momento adequado para a implantação da gestão da qualidade através de uma consultoria completa, muito menos para solicitar um selo de acreditação, seja por motivos financeiros que a crise brasileira gerou ou por maturidade das equipes.
Porém, por serem responsáveis e éticas e entenderem que a segurança do paciente é essencial para a segurança de toda a cadeia da saúde (desde o próprio paciente até a sustentabilidade no mercado), essas instituições precisam da parceria de quem as entende nesse momento crítico e é por isso que a CQ Consultoria criou mais um método para ajudá-las de forma eficaz e mais econômica.
Criamos o módulo de treinamentos:
Linha do cuidado
Imagem pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário.
Interação horizontal dos atores envolvidos nos cuidados individuais e coletivos dos pacientes.
Representa um continuum assistencial composto por ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
Itinerário seguro que o paciente/cliente faz por dentro de uma rede organizada de saúde.
Registro Seguro
Meio de comunicação legal entre os profissionais da saúde.
Segurança na continuidade dos cuidados
Comunicação efetiva
Legalidade do prontuário do paciente: a instituição é fiel depositária do prontuário do paciente.
Acolhimento
Protagonismos dos atores envolvidos na linha do cuidado.
Postura de escuta e compromisso em dar respostas corretas e eficazes às necessidades da saúde, trazidas pelo paciente/cliente, que inclua sua cultura, saberes e capacidade de avaliar os riscos.
Linha do cuidado pela visão do paciente.
Elaboração do projeto terapêutico individual e coletivo com horientização por linha do cuidado.
Humanização segura.
Notificações de eventos
Oportunidade de melhoria
Presente do processo “colega”
Subnotificações = estagnação
Cultura de segurança do paciente
Conceitos Near Miss, Evento sem dano, Evento com dano, Não conformidade e Quebra de Contrato
Mapeamento dos processos e contratualizações internas (SLAs)
Identificação e gerenciamento de processos interligados
Fornecedores e clientes de produtos, serviços ou pacientes/clientes
-PDCA
-Riscos
-Protocolos
-Indicadores
-Resultados
Segurança do Paciente
Conceito
Núcleo de Segurança do Paciente
Mitigação dos riscos
Protocolos
Politica Institucional
Melhoria Contínua
Gerenciamento
Biossegurança
Conceito
Legislação
Boas práticas
EPIs e EPCs
Classificação de riscos
FISPQs
Responsabilidades
Documentações
Acidente de trabalho
Descartes
Desinfecção e segregação
Responsabilidade da higiene na área da saúde
Responsabilidade na limpeza na área da saúde exige atenção nas tarefas
Capacitação
Adornos
EPIs e EPCs
Acidente de trabalho
Utilização de materiais e equipamentos corretos e padronizados
Legislação
Valorização dos procedimentos de higiene
Treinamentos personalizados
Traga sua necessidade e prepararemos um treinamento específico para sua instituição.
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