Algumas instituições de saúde não estão no momento adequado para a implantação da gestão da qualidade através de uma consultoria completa, muito menos para solicitar um selo de acreditação, seja por motivos financeiros que a crise brasileira gerou ou por maturidade das equipes.

Porém, por serem responsáveis e éticas e entenderem que a segurança do paciente é essencial para a segurança de toda a cadeia da saúde (desde o próprio paciente até a sustentabilidade no mercado), essas instituições precisam da parceria de quem as entende nesse momento crítico e é por isso  que a CQ Consultoria criou mais um método para ajudá-las de forma eficaz e mais econômica.

Criamos o módulo de treinamentos:

Linha do cuidado

 

Imagem pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário.

Interação horizontal dos atores envolvidos nos cuidados individuais e coletivos dos pacientes.

Representa um continuum assistencial composto por ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.

Itinerário seguro que o paciente/cliente faz por dentro de uma rede organizada de saúde.

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Registro Seguro

 

Meio de comunicação legal entre os profissionais da saúde.

Segurança na continuidade dos cuidados

Comunicação efetiva

Legalidade do prontuário do paciente: a instituição é fiel depositária do prontuário do paciente.

Acolhimento

 

Protagonismos dos atores envolvidos na linha do cuidado.

Postura de escuta e compromisso em dar respostas corretas e eficazes às necessidades da saúde, trazidas pelo paciente/cliente, que inclua sua cultura, saberes e capacidade de avaliar os riscos.

Linha do cuidado pela visão do paciente.

Elaboração do projeto terapêutico individual e coletivo com horientização por linha do cuidado.

Humanização segura.

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Notificações de eventos

 

Oportunidade de melhoria

Presente do processo “colega”

Subnotificações = estagnação

Cultura de segurança do paciente

Conceitos Near Miss, Evento sem dano, Evento com dano, Não conformidade e Quebra de Contrato

Mapeamento dos processos e contratualizações internas (SLAs)

 

Identificação e gerenciamento de processos interligados 

Fornecedores e clientes de produtos, serviços ou pacientes/clientes 

-PDCA 

-Riscos 

-Protocolos 

-Indicadores 

-Resultados

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Segurança do Paciente

 

Conceito

Núcleo de Segurança do Paciente

Mitigação dos riscos

Protocolos

Politica Institucional

Melhoria Contínua

Gerenciamento

Biossegurança

 

Conceito

Legislação

Boas práticas

EPIs e EPCs 

Classificação de riscos 

FISPQs

Responsabilidades

Documentações

Acidente de trabalho 

Descartes 

Desinfecção e segregação

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Responsabilidade da higiene na área da saúde

 

Responsabilidade na limpeza na área da saúde exige atenção nas tarefas

Capacitação

Adornos

EPIs e EPCs

Acidente de trabalho

Utilização de materiais e equipamentos corretos e padronizados

Legislação

Valorização dos procedimentos de higiene 

Treinamentos personalizados

 

Traga sua necessidade e prepararemos um treinamento específico para sua instituição.

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