Blog Qualidade para Saúde
Estratégias para melhorar a experiência do paciente
Em 26/06/24
Blog Qualidade para Saúde
Em 19/06/24
Como melhorar a experiência do Paciente é um tema importante e muito discutido na área da saúde. Imagine entrar em um hospital e ser tratado não apenas pela sua doença, mas também com empatia, respeito e eficiência. Como essas interações influenciam a sua recuperação?
Com longos tempos de espera, comunicação fragmentada e barreiras culturais, muitos desafios ainda precisam ser superados. No entanto, melhorar essa experiência não só eleva a satisfação do paciente, mas também traz benefícios para profissionais de saúde e instituições.
Descubra como pequenas mudanças podem transformar a qualidade do atendimento e a percepção do cuidado recebido.
Acreditação Joint Commission International (JCI)
Você já se perguntou o que torna uma instituição de saúde verdadeiramente excepcional? Em um cenário global onde a qualidade e a segurança dos serviços de saúde são fundamentais, a Acreditação JCI (Joint Commission International) se destaca como um selo de excelência.
Vem comigo e descubra como a JCI transforma práticas de saúde e como ela se compara a outras certificações renomadas no setor.
Participação no Integra Saúde - Federassantas
A presença do Ministério da Saúde, COSEMS, CONASS, e CONASEMS, além de representantes da SES para debater políticas de sustentabilidade para a saúde hospitalar do estado.
A participação de todos foi fundamental para o sucesso deste evento, que representou uma oportunidade única de integração e troca de diálogo com os principais atores da saúde.
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Você sabe o que é a jornada do paciente e por que precisamos entendê-la?
Blog Qualidade para Saúde
Em 20/09/23
A jornada do paciente é um tema complexo e ainda desconhecido por muitas organizações de saúde que entendem que o paciente é “apenas o paciente”.
Portanto, é fundamental que os sistemas de saúde implementem estratégias para reverter essas fragilidades e essas lacunas na jornada do paciente. São estratégias que ajudam a promover uma comunicação eficaz, melhorar o acesso aos serviços de saúde, sensibilizem os pacientes e suas famílias e garantir a segurança do paciente.
Além disso, é importante reconhecer que a jornada do paciente é ÚNICA para cada indivíduo. Por isso, a personalização do cuidado desempenha um papel crítico na melhoria da experiência do paciente.
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Metas internacionais de segurança do paciente:
Conheça a importância.
Em 12/07/23
As metas internacionais de segurança do paciente são protegidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições para melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados de saúde em todo o mundo. Essas metas foram aprimoradas com o objetivo de prevenir danos evitáveis aos pacientes durante a prestação de cuidados de saúde.
As metas internacionais de segurança do paciente abordam diferentes aspectos da segurança do mesmo, identificando áreas específicas de preocupação e fornecendo orientações para sua melhoria.
Continue a leitura para saber mais a respeito das metas internacionais voltadas à segurança do paciente e como elas impactam na prática.
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O que é Planejamento Estratégico para área da saúde?
Em 29/09/22
Muitos devem responder: reuniões longas, chatas e nada objetivas que “servem” para decidir uma série de ações sem fundamentos palpáveis e não muito claro aos participantes. Mas, ao contrário, o Planejamento Estratégico desenha onde a organização deseja estar daqui algum tempo (meses ou anos).
Enfim, o Planejamento Estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização para um tempo determinado. Lembre-se toda estratégia deve ter prazo e definição de como alcançar o que foi definido. Contudo, a alta gestão reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, com métricas e valores desafiadores, porém necessários e alcançáveis.
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Um assunto que muito assusta é AUDITORIA INTERNA!
Em 23/02/2022
A Auditoria interna, utilizada por instituições de saúde públicas e privadas e operadoras de planos de saúde, vem se destacando como instrumento capaz de auxiliar o processo de gestão e qualificação da assistência.
As auditorias existem para trazer benefícios para a própria organização, além da segurança dos pacientes e parceiros.
Na pratica tudo é mais difícil e sabemos disso, e qualquer erro pode ser crucial. Então a estratégia é elaborar um Programa de Auditoria Interna transparente, coesa e fidedigna para convencer, sensibilizar. Acima de tudo, o auditor deve acreditar que as auditorias são oportunidades de melhorias para que ele ou um comitê de auditores internos possam convencer as equipes, através de exemplos e resultados.
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Já ouviram falar em CME?
Blog Qualidade para Saúde
Em 09/02/2022
Alguma vez já se perguntaram como será que é higienizada a reaproveitada a pinça que usaram para fazer seu curativo, caso ela não seja descartável? Como é higienizado a prótese que usarão no meu tornozelo (o famoso pino)?
CME ou Central de Material Esterilizado é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico hospitalares.
É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição/dispensação dos materiais e instrumentais.
Na CME temos vários equipamentos e rotinas que asseguram a higienização e desinfecção dos instrumentais hospitalares, laboratoriais e de procedimentos invasivos.
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Blog Qualidade para Saúde
Em 26/01/2022
Já ouviram falar em Segunda Vítima?
O termo “segunda vítima” refere-se ao profissional de saúde que apresenta um quadro de sofrimento emocional decorrente de um evento ou um erro grave relacionado a segurança do paciente.
Evitar erros é a principal meta de todos os profissionais com foco na segurança do paciente e na qualidade da assistência. No entanto, eventos adversos acontecem, pois há trabalho humano envolvido. Os eventos podem causar desde danos leves reversíveis até danos graves ao paciente ou até mesmo óbito e, nesse caso, o paciente é a “primeira vítima”.
No entanto, as vítimas de eventos adversos vão muito além. Quando eles ocorrem, há um efeito indireto nos profissionais de saúde, considerados as “segundas vítimas”.
Entrevista de Cátia Albuquerque, fundadora da CQ Consultoria, empresa responsável pela mentoria em Gestão em Saúde e Segurança do Paciente na Santa Casa de Misericórdia de Andradas e da Dra, Pilar Castro, diretora administrativa da SACMA, para a TV Andradas. Nessa entrevista explanamos a vontade, a responsabilidade e o engajamento da equipe da SACMA em aplicar a cultura segura e humanizada na assistência, garantir os cuidados da população Andradense e por consequência, conseguir o selo de Acreditação ONA.
A CQ Consultoria em gestão da saúde e segurança do paciente foi convidada para o evento de entrega do certificado ONA Nivel I para Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, que recebeu o selo com 99,8% de conformidades. Tivemos a honra de participar um pouquinho da conquista desse resultado tão excepcional. Equipe engajada e comprometida e que está sob a maestria da Superintendente Renata R. A. Finamor e norteamento da Gestora da Qualidade Tamara Divino, e que têm em seu DNA a segurança do Paciente..
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Revista Escritores Brasileiros Contemporâneos
edição 26
Em 07/07/2021
A SAÚDE BRASILEIRA PRECISA DE CUIDADOS, DE CARINHO E DE EFETIVIDADE. O QUE NÓS, PROFISSIONAIS DA GESTÃO DA QUALIDADE, ESTAMOS FAZENDO PELA NOSSA SAÚDE PRIVADA E PÚBLICA?
O papel dos gestores da qualidade, dos agentes de mudanças, das empresas de consultorias na saúde, tem sido essencial para a mudança de cultura quanto à transparência e responsabilidade nas ações preventivas e seguras para diminuir drasticamente esses eventos evitáveis...
Publicado na
Revista Escritores Brasileiros Contemporâneos
edição 25
Em 07/06/2021
Publicado no
Em 18/10/2016
Você sabia que na área da saúde também temos setor da qualidade?
Estamos acostumados a pensar na Qualidade em segmentos industriais, principalmente no setor automobilístico.
Mas na saúde temos nos preocupados muito com a cultura de segurança do paciente. Essa cultura é muito recente e precisa ser fortalecida urgentemente e constantemente. segurança estão muito sólidos...
A importância de uma conduta eficaz no combate a SEPSE
Mesmo com o acompanhamento minucioso da equipe médica e de enfermagem, a SEPSE ainda representa em média 65% dos óbitos nas Unidades de Tratamentos Intensivos (UTIs) do Brasil, causando mais mortes do que infarto do miocárdio e alguns tipos de câncer...
Publicado no
Em 20/09/2016
Como garantir a assistência eficaz do paciente?
Implantar a Gestão da Qualidade na saúde para garantir a assistência segura do paciente é muito mais complexo do que podemos imaginar.
Algumas políticas e protocolos devem ser implantados, os riscos devem ser gerenciados, os perigos devem ser contidos com barreiras eficazes, comitês de discussões devem tratar os eventos adversos e sentinelas, entre muitas outras ações e adesões...
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Em 04/08/2015
Programa de Cirurgia Segura
Publicado no
Em 09/07/2015
Importância do Prontuário do Paciente
O prontuário do paciente é definido pelo Conselho Federal de Medicina como sendo: O documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo (Resolução no 1.638/2002) e considerado de elaboração obrigatória pelo Código de Ética Médica (Artigo 69).
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Em 28/05/2015
Segurança do Paciente
Políticas de Identificação e Segurança do paciente devem ser bem difundidas, implementadas e compreendidas pois são essenciais para uma gestão limpa e segura. São obrigatórias e cada vez mais conhecidas pelo paciente, que em tempos atuais está muito mais informado e comprometido com sua própria saúde. Desta forma, ele sabe muito bem como cobrá-las, seja numa instituição de saúde pública, privada ou sem fins lucrativos...
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Em 12/05/2015
Você monitora indicadores ou gráficos?
Os indicadores devem proporcionar uma análise crítica e tomar ações de melhorias para a diminuição de qualquer risco potencial, principalmente corrigir equívocos ou fragilidades processuais e assistenciais em tempo...
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Em 05/05/2015
Diferença entre risco e perigo
Risco é a probabilidade de um evento acontecer, seja ele uma ameaça, quando negativo, ou oportunidade, quando positivo. É o resultado obtido pela efetividade do perigo.
Perigo é uma ou mais condições que têm o perfil de causar ou contribuir para que o Risco aconteça. Não se mede e não há como eliminar o Risco. O Risco é um evento, ele está lá e pode acontecer a qualquer momento...
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Em 07/04/2015
Qualidade na saúde vs qualidade na indústria
...a preocupação com a SEGURANÇA do paciente e cliente final é a principal semelhança entre as gestões da qualidade na saúde e na indústria.
A principal diferença está no profissional da qualidade, pois nas normas da qualidade da área da saúde não existe mais o processo Qualidade, a responsabilidade pela gestão não acontece em um setor ou equipe, mas através da interação e do comprometimento de TODOS os envolvidos. Os profissionais da qualidade agora são norteadores e facilitadores da gestão...