IMPORTÂNCIA DA TI NA ÁREA DA SAÚDE
A tecnologia da informação é muito importante no ambiente de serviços da saúde.
Ela que provê dados sobre os serviços clínicos e gerenciais e serve como norteadora para a tomada de decisão dos gestores.
A metodologia informatizada diminui as operações manuais, reduz o espaço para armazenamento de arquivos médicos e otimiza as atividades hospitalares que antes eram morosas e inseguras.
Existem alguns itens da tecnologia da informação que são essenciais para a gestão hospitalar:
1) SEGURANÇA DOS DADOS
A segurança dos dados é uma das maiores preocupações de um software visto que qualquer modificação não autorizada pode incorrer em problemas internos e jurídicos ao se tratar do prontuário do paciente.
Por isso, é essencial treinar periodicamente os funcionários para evitar problemas preveníveis, manter as máquinas em perfeito funcionamento e fazer o backup das informações.
2) ATENDIMENTO E ASSISTÊNCIA SEGURA
Documentos informatizados permitem um atendimento clínico diferenciado aos pacientes. Isso porque os profissionais terão o prontuário eletrônico como grande facilitador para garantir a conduta ao paciente.
O prontuário eletrônico compila toda a história clínica e medicamentosa do paciente e insere as condutas terapêuticas da equipe multidisciplinar, além de diminuir drasticamente a chance de erros das transcrições manuais.
O sistema de gestão da informação proporciona resultados como aumento da eficiência operacional e assistencial, aprimoramento de processos, segurança do paciente, redução de custos e retorno financeiro.
Convergência é a palavra-chave para que a implantação de um sistema de TI atinja o denominado sucesso. Se todas as partes não estiverem igualmente envolvidas na entrega de serviços de qualidade, de nada adiantar realizar grandes investimentos ligados a TI. Até mesmo porque treinamentos, revisões e persistência serão necessários para que se atinja assertividade e perfeição na utilização de um sistema capaz de integrar e agilizar processos e decisões de urgência.
A confiabilidade, integridade e disponibilidade são os três pilares da Tecnologia da Informação e que, com certeza, disponibilizam de forma mais rápida e eficaz as informações que exigem cada vez mais legitimidade, legibilidade e tomada de conduta emergencial e que o cérebro humano não consegue lembrar tantas informações "de bate pronto" ou na agilidade necessária sem correr o risco de erros evitáveis.
A Tecnologia da Informação não se restringe somente a aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais, mas também incluem tecnologias alternativas na medicina que têm o intuito de melhorar a vida das pessoas.
Conhecer os principais serviços tecnológicos da gestão hospitalar garante o controle dos processos, remanejamento de recursos financeiros e mudanças nas estratégias organizacionais, visando a sustentabilidade da instituição em saúde.
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