Por que a manutenção predial na área da saúde é tão fundamental?

Atualizado: 10 de Jan de 2021

O gerenciamento da manutenção predial hospitalar ou em qualquer instituição de saúde como clínicas, laboratórios, centros de diagnósticos, consultórios odontológicos, entre outros, tem o papel fundamental de garantir o bem-estar dos profissionais e pacientes. É um engano pensar que um hospital, laboratório ou clínica precisa apenas de uma equipe médica eficiente e qualificada. Sem o suporte de estruturas de qualidade e em bom estado, o trabalho pode ser comprometido.


Entretanto, é comum que a importância da manutenção estrutural na saúde não seja reconhecida como deveria. E o resultado pode ser uma série de problemas e riscos desnecessários.


Equipes que atuam por trás do tratamento dos pacientes, como a de manutenção, têm tanta importância quanto as equipes médica e assistencial. Nenhum atendimento que dependa de estruturas da saúde seguras pode ser executado com qualidade e tempo hábil sem que a manutenção garanta um bom funcionamento dos fluxos.


A manutenção estrutural traz consigo alguns benefícios, conforme destacaremos a seguir:


- Mais controle para o gestor

O processo de gestão de manutenção pode ser desafiador e, muitas vezes, delicado. Devido ao fato de que um erro pode afetar na saúde de um paciente, é preciso entender as características específicas do serviço para atuar com eficiência. Isso envolve manter as estruturas e todos os itens que as contemplam (desde legislação até profissionais capacitados) funcionando continuamente.

Desenvolver uma política de manutenção permite que o gestor tenha mais controle sobre o que está sendo realizado. Os cronogramas ajudam a garantir que todos os locais da instituição passem por manutenção preventiva dentro de um prazo adequado, eliminando ou reduzindo drasticamente o número de falhas e imprevistos.

Além disso, o gestor passa a ter mais parâmetros para decidir quando é a hora de evacuar ou isolar um local, seja para manutenção ou mesmo para substituição. Afinal, estar atento à vida útil das estruturas e acessórios é essencial para não sofrer com imprevistos.


- Mais qualidade no atendimento

Um profissional da área da saúde só pode trabalhar com tranquilidade se tiver confiança nos locais que dão suporte às suas funções. Iniciar um tratamento sem a certeza de que tudo vai ocorrer como previsto é um problema com o qual eles não devem ter de lidar. Aí entra a importância da manutenção estrutural.

Com as áreas críticas sempre checadas e a continuidade do funcionamento, todos os profissionais estarão aptos a desenvolver um trabalho de maior qualidade. O atendimento aos pacientes ganhará não só em eficiência, mas deixará de sofrer com atrasos causados por falhas.


- Previsibilidade para os investimentos

Como dito anteriormente, a manutenção permite que o gestor tenha mais controle sobre as necessidades de manutenção preventiva ou corretiva dos locais de trabalho. Isso significa um grande benefício também para a administração da instituição. Afinal, toda mudança em sua dinâmica interna deve ser avaliada do ponto de vista financeiro.

Uma manutenção hospitalar eficiente permite que o gestor desenvolva um planejamento para consertos, reformas ou construções. Com esse planejamento em mãos, a administração passa a ter uma previsão de quando e quanto será necessário investir.

O resultado é uma administração mais eficiente, com planejamento de gastos a curto e longo prazo.


Os benefícios citados mostram a importância de realizar uma programação de manutenção hospitalar que seja seguida rigorosamente. Utilizando um sistema de gerenciamento e controle de manutenção que auxilie neste planejamento, o responsável pela manutenção poderá extrair diversos indicadores úteis.

Descreveremos brevemente os mais importantes.


- TMEF (Tempo médio entre falhas) e TMPR (Tempo médio para reparos)

Ambos são critérios fundamentais para que o gestor possa avaliar a eficiência da manutenção. Se esses tempos são muito altos, significa que o serviço realizado não está suprindo as necessidades do hospital ou da clínica.


- Disponibilidade

Trata-se de um indicador relacionado à continuidade do funcionamento dos serviços executados.


- Custo de manutenção

Além da importância para o setor administrativo, levantar o custo de manutenção é uma forma de desenvolver um planejamento que vise à redução dos gastos. Isso pode ser feito por meio de um cronograma mais eficaz de manutenção preventiva, por exemplo. Se o custo cai, significa que a manutenção hospitalar está sendo mais eficiente.


- Atrasos

Assim como ocorre com a equipe médica, a manutenção envolve o fator humano. Levantar atrasos nos serviços realizados é uma forma de avaliar se o desempenho dos profissionais é satisfatório. Muitas vezes, é preciso investir em treinamentos e reciclagem para garantir a produtividade desejada.

São muitos os indicadores que auxiliam no processo de gestão da manutenção. Entretanto, para garantir sua eficiência, é crucial contar com um sistema que dê suporte à gestão.


As instituições de saúde têm uma rotina complicada, muitas vezes imprevisível. Agendar o isolamento de locais para checagens de rotina é, por outro lado, o coração da manutenção. Não há como realizar um bom trabalho fazendo apenas manutenção corretiva, o ambiente se torna caótico.


Por isso, do mesmo modo,  é preciso encontrar um meio termo e conscientizar as equipes da importância de um alinhamento entre todos. Tanto médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar quanto técnicos de manutenção devem entender que, em algum momento, será preciso fazer uma manutenção preventiva. Envolvê-los no processo ajuda a identificar falhas e desenvolver cronogramas mensais e anuais de paradas.

Da mesma forma, não basta que a equipe de manutenção simplesmente conserte um local ou acessórios do local, é preciso conhecer o seu nível de importância nos procedimentos clínicos, a que grupo ele pertence, estrutura, sobressalentes que podem ser substituídos etc.


Implementar um plano de Manutenção Centrada em Confiabilidade é levar em consideração todos esses fatores que, de uma forma ou de outra, interferem diretamente no desempenho da estrutura da instituição. A confiabilidade em seu funcionamento deve existir tanto para a equipe médica, quanto para a de manutenção.

Por fim, destacamos que a equipe de manutenção organiza a retaguarda de toda equipe assistencial e demais equipes que trabalham "debaixo do mesmo teto", garantindo a segurança operacional dos locais. A importância da manutenção predial na saúde está em manter o foco principal sempre no paciente e em seu bem-estar.


A programação da Manutenção periódica das edificações deve ser feita tão logo as mesmas sejam colocadas em uso. Para atingir maior eficiência na administração de uma edificação ou de um conjunto de edificações, é necessária uma abordagem fundamentada em procedimentos organizados em um sistema de manutenção, segundo uma lógica de controle de qualidade e de custo conforme preconiza a NBR 5674.


Avedis Donabedian, na década de 60, definiu que a garantia da qualidade em saúde significa o esforço permanente realizado no melhoramento da saúde, pela monitorização e avaliação continuada da estrutura, do processo e dos resultados da prestação dos serviços.


Baseada nesse conceito, a avaliação, segundo o manual da ONA, considera que a estrutura, os processos e os resultados devem ser garantidos nos três níveis, cujos princípios são segurança, sistema de gestão integrado e excelência.

O manual é composto por seções que se desdobram em subseções e cada uma tem um padrão definido que deve ser evidenciado no processo de avaliação.

O nível 2 traz o conceito de efetividade: manter-se sustentável no ambiente, apresentar resultados globais ao longo do tempo, cumprir o dever e aumentar o lucro (eficiência mais eficácia). Assim, as avaliações têm foco na busca da evidência de que os processos são eficazes, ou seja, conseguem atingir os seus objetivos, de forma eficiente, utilizando adequadamente os recursos, com o objetivo de atingirem melhores resultados ao longo do tempo. Resultado corresponde às consequências das atividades do serviço de saúde ou dos profissionais, em termos da melhoria do nível de saúde, da capacidade funcional restaurada, do alívio do sofrimento e da satisfação do cliente e a manutenção predial da saúde está totalmente ligada a isso,








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