O que é o Dia Mundial da Segurança do Paciente?
O Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado anualmente em 17 de setembro e visa conscientizar sobre a importância da segurança no cuidado de saúde em todo o mundo.
Em 2024, o tema escolhido, "Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente", destaca a relevância de um diagnóstico preciso, ágil e eficaz como pilar fundamental para a segurança do paciente.
Principais objetivos das campanhas.
A segurança do paciente é um pilar essencial na prestação de cuidados de saúde de qualidade. Eventos adversos, como erros de medicação, infecções hospitalares, laudos incorretos e quedas, podem ter consequências graves, impactando diretamente a saúde e o bem-estar dos pacientes.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente serve como um lembrete anual da necessidade contínua de melhorar práticas e processos para minimizar riscos e proteger os pacientes.
Esse tema visa sensibilizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e todos os envolvidos no sistema de saúde sobre a necessidade de adotar práticas e tecnologias que facilitem o diagnóstico correto. Isso inclui investir em educação e treinamento contínuo, melhorar a comunicação entre as equipes de saúde, garantir o acesso a exames de qualidade e promover a integração de tecnologias, como a inteligência artificial, para apoiar os médicos no processo diagnóstico.
O impacto de um diagnóstico correto e ágil na saúde dos pacientes.
O diagnóstico incorreto ou tardio pode levar a intervenções inadequadas, agravamento das condições de saúde e até mesmo a consequências fatais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pessoas (16%) sofrem lesões evitáveis ou complicações decorrentes de falhas no diagnóstico a cada ano.
Por isso, melhorar a precisão diagnóstica não é apenas uma questão de eficiência, mas de proteção à vida.
Erros de diagnóstico podem incluir diagnósticos perdidos, incorretos, atrasados ou mal comunicados, resultados de testes perdidos, falta de disponibilidade de consultas de sub especialidade, equipamento com mau funcionamento, erros cognitivos dos médicos. Eles podem piorar os resultados do paciente e, às vezes, levar a incapacidade prolongada ou grave, ou até mesmo ao óbito e aumento enorme dos custos de assistência médica.
O processo de diagnóstico envolve muitas etapas interligadas, incluindo a:
- admissão do paciente,
-histórico e exame,
- teste diagnóstico,
- discussão e comunicação de resultados,
- colaboração e coordenação,
- diagnóstico final e plano de tratamento,
- acompanhamento,
- reavaliação.
Erros podem ocorrer em qualquer estágio.
Um diagnóstico incorreto ou tardio pode ter diversos impactos na saúde do paciente, como:
Tratamentos inadequados
O paciente pode realizar tratamentos desnecessários ou incorretos, o que pode agravar a sua condição ou, em alguns casos, levar à morte.
Perda de tempo e recursos
O paciente pode gastar tempo e dinheiro em cuidados inadequados.
Danos emocionais e psicológicos
O paciente e seus familiares podem sentir ansiedade, medo, frustração, raiva e tristeza.
Perda de confiança no sistema de saúde
O paciente pode perder a confiança no sistema de saúde e nos profissionais médicos, o que pode levar à relutância em buscar tratamento no futuro.
Aumento dos gastos em saúde
Pode haver dispensação inadequada de medicamentos e renovação de atendimentos.
Medidas para Melhorar o Diagnóstico
A alta gestão, gestores, líderes de assistência médica devem promover ambientes de trabalho positivos e fornecer ferramentas de diagnóstico de qualidade para que os profissionais de saúde estejam encorajados a desenvolver suas habilidades e competências e os pacientes devem ser apoiados para se envolverem claramente durante toda a sua jornada de diagnóstico. A participação ativa do paciente no processo de diagnóstico é essencial.
Quando o paciente se envolve, fazendo perguntas, relatando sintomas e compartilhando seu histórico de saúde de forma detalhada, ele contribui para uma análise mais precisa, ajudando a reduzir os erros.
O diagnóstico correto e oportuno requer colaboração entre todos os atores da saúde: profissionais, pacientes, famílias, cuidadores, líderes de assistência médica e formuladores de políticas/diretrizes.
Todas as partes interessadas devem estar envolvidas na formação do processo de diagnóstico e capacitadas para cumprir com suas responsabilidades e expressar quaisquer preocupações.
Por isso o tema do meu livro: "Segurança do Paciente, não é opção, é caráter institucional".
Transformar a cultura da saúde começa com a responsabilidade de cada profissional em priorizar a precisão do diagnóstico, porque a segurança do paciente é, acima de tudo, o compromisso com a vida.
"Cada erro no diagnóstico é uma oportunidade perdida de salvar uma vida; mudar essa realidade exige coragem para transformar o sistema e compromisso inabalável com a segurança do paciente."
Diz a Fundadora da CQ Consultoria - Cátia Albuquerque
Fonte: Ministério da Saúde
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