top of page

A segurança do recém nascido na maternidade deve ser cuidadosamente garantida através de medidas

A segurança do recém-nascido (RN) na maternidade deve ser uma prioridade absoluta para garantir que ele inicie uma vida de forma saudável e protegida. Aqui estão algumas medidas simples para garantir a segurança do RN:


Identificação correta: Os bebês devem ser identificados na frente da sua mãe ou responsável acompanhante da gestante com pulseiras que possuam informações seguras (ao menos dois marcadores), como RN de nome da mãe, data de nascimento. Sempre certificar-se de que essas pulseiras estejam corretas e que correspondam à mãe.


Controle de acesso: O acesso à maternidade deve ser restrito apenas a pessoas autorizadas e identificadas como gestante, pai e equipe médica/assistencial durante o procedimento e visitantes devidamente identificados e autorizados. Isso ajuda a evitar a entrada de estranhos. Treinar todos os envolvidos quanto a locomoção interna do RN durante a internação e a alta segura. Não esquecer de treinar os controladores de acesso e as equipes de apoio como equipe da copa e da higiene que conseguem identificar fragilidades no acesso o tempo todo, fortalecendo barreiras.


Higienização das mãos: Antes e após tocarem no RN devem lavar as mãos para evitar a propagação de germes. Isso inclui visitantes, enfermeiros e médicos. No banheiro deve haver o passo a passo da higienização das mãos para que profissionais, acompanhantes e visitantes possam proceder a higienização da maneira correta e segura.


Cuidados com a temperatura: Os bebês precisam ficar aquecidos. Eles são guardados em berços aquecidos ou embrulhados em mantas para evitar a hipotermia. Porém devemos garantir a temperatura ideal, com as manutenções preventivas dos berços aquecidos e a avaliação antes de utilizá-lo.


Verificação de sinais inadequados: Os profissionais de saúde monitoram constantemente os sinais específicos do RN, como frequência cardíaca e respiratória, para garantir que estejam saudáveis e tomar as devidas ações em tempo hábil, se houver necessidade.


Aleitamento materno: O leite materno é o alimento mais seguro e saudável para o bebê. O Hospital deve ter um programa de incentivo a amamentação para fortalecer o sistema imunológico do bebê.


Prevenção de quedas: Os RNs são manuseados com cuidado e fluxos seguros e validados para evitar quedas. As acomodações/leitos dos RNs devem possuir níveis de segurança.


Educação dos pais: Os pais devem recebem orientações sobre cuidados com o bebê, como a forma correta de segurá-lo e alimentá-lo, deve haver um plano de alta seguro e claro.


Essas são algumas das medidas básicas que garantem a segurança do RN na maternidade. A equipe médica, assistencial e multidisciplinar, além dos pais, desempenham papéis essenciais para garantir que o bebê tenha um início saudável na vida.



2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page